segunda-feira, 28 de novembro de 2011

História da evolução (ou decadência) do Funk


Quer eu queira ou não, o Funk é um movimento cultural vindo de favelas, sendo assim, me sinto na OBRIGAÇÃO de falar um pouco da história desse movimento.

Anos 60
O funk surgiu em 1964, quando James Brown gravou a música Outta Sight, porém, a música considerada a primordial do estilo musical, foi Papa's Got a Brand New Bag também de James Brown. Sendo assim, independentemente de qual música foi a que iniciou, o responsável pelo movimento foi James Brown com suas músicas impactantes que faziam a galera dançar e se divertir ao som da batida.
Basicamente, James Brown foi o principal cantor de Funk nos anos 60.

Anos 70
Em meados dos anos 70, George Clinton criou um tipo de funk baseado no Jazz e no Rock Psicodélico e com o nome baseado nas duas bandas Parliament e Funkadelic. Surgiu então o P-Funk, com músicas como Atomic Dog.
Outros que se destacaram na década, foram Kool & The Gang (que posteriormente passou a seguir o estilo Disco), Kurtis Blow (um dos criadores do Rap), Rick James e Chaka Khan.

Anos 80
Com o grande sucesso das músicas do estilo Funk, os DJs e cantores de Rap, começaram a pegar os Samples (batidas) das músicas dos anos 60 e 70 para fazer um estilo parecido mas com a Poesia (a letra P da palavra Rap).
Grandes destaques no cenário mundial, foram Afro Rican com a música Give All You Got, Afrika Bambaataa com as músicas Planet Rock e Looking for the Perfect Beat e Grandmaster Flash com a música The Message.

Anos 90
Quase duas décadas após o sucesso do Funk no cenário mundial, nos anos 70, o Funk chega ao Brasil com o estilo conhecido como Funk Carioca. Apesar da influência notável do Funk, grande influência veio do Rap e Electro.
Grandes sucessos que surgiram no cenário nacional, foram Mc Marcinho, Claudinho & Bochecha e Mc Cidinho & Doca.
No cenário mundial, foi a época em que teve a maior queda de famosos no estilo.

Anos 2000
O Funk praticamente norte-americano praticamente some do cenário mundial e o Funk Carioca entra como uma potência musical no cenário nacional.
O século começa com Mc Colibri cantando Ela me ama e Mc Fornalha cantando Paga Spring Love.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, enquanto salvamos seu comentário, você pode ler outro post.